Falkirk Wheel

Posted on 25.8.09 by Xiita


Esta incomum obra trata-se de um elevador giratório para barcos localizada em Falkirk, Escócia e foi criada com o propósito de transpotar os barcos de um canal para outro que apresentam um desnível de 24 metros, equivalente a um edifício de 8 andares. Inaugurada em maio de 2002, o elevador faz parte do complexo Millennium Link, que também possui um Centro de Visitantes, o lago inferior e o aqueduto superior.

Antigamente, havia 11 eclusas distribuídas por 1,5 km que realizavam a conexão entre os canais, porém foram desativados em 1933. Com o surgimento de um projecto visando retomar a navegação nos canais escoceses, descartou-se a possibilidade da recuperação das eclusas e assim surgiu a necessidade de alguma alternativa mais viável que vencesse a diferença de altura entre os canais, a Falkirk Wheel. Para sua produção foram utilizadas 1200 toneladas de aço e cerca de 15000 parafusos.

O funcionamento da Roda é bem simples, com 35 metros de diâmetro, gira em torno de um eixo realizando assim o transporte das barcaças. Movimentada por 10 motores hidráulicos, as gôndolas tem capacidade para acomodar até 4 barcos de 20 metros cada um, com um sistema de comportas que permite isolar a água, cerca de 360 mil litros, dentro das gôndolas durante o transporte. A rotação de 180º leva apenas 4 minutos com um consumo mínimo de energia, uma vez que os dois vãos têm o mesmo peso, quer tenham ou não barcos, a Falkirk Wheel funciona a partir do Princípio de Arquimedes, ou seja, o barco que entra na gôndola desloca um volume proporcional de água, para que a combinação do barco mais a água fiquem sempre iguais à massa original, e depois de acionado os controles, o elevador faz um movimento de 180° graus transportando os barcos.


No Response to "Falkirk Wheel"

Leave A Reply