Grandes Engenheiros - Santiago Calatrava

Posted on 25.9.09 by Xiita


Santiago Pevsner Calatrava Vall (Valência, 28 de Julho de 1951) é um arquitecto e engenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas.

Calatrava licenciou-se em arquitetura em 1974. Mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se e 1981. O partido de seus projectos, considerado único e altamente influente, é difícil estabelecer um perfil da arquitectura de Calatrava devido à sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas que combina uma presença visual marcante com conhecimentos tecnológicos sólidos.

Frequentemente inspirado por formas orgânicas como esqueletos, seus trabalhos elevaram o desenho de certas obras de engenharia para novos patamares. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, frequentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais activos "estruturistas" contemporâneos. Também gosta de dotar suas realizações de conotações organicistas e surrealistas. Inspira-se primordialmente nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos); assume muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza. Em sua curta trajectória, já tem obras suficientemente importantes para ser reconhecido. Dotado de um grande talento para o desenho, também se ocupou de pesquisas paralelas à sua arquitectura, tanto no campo do desenho de objectos como no da escultura. (Wikipédia)


Ficheiro:Hemispheric - Valencia, Spain - Jan 2007.jpg


Este famoso espanhol é responsável por obras como a torre montujuic em Barcelona, o museu de arte de Milwaukee, a ponte ponte internacional do Guadiana e a estação do oriente em Lisboa.





1 comentário:

  1. adoro as obras de Santiago Calatrava sou uma admiradora do trabalho dele

    ResponderEliminar